quarta-feira, 25 de junho de 2008

Ficha de Leitura

Nome dos autores: Susan talburt e shirley R. Steinberg (org.)
Título: Pensar Queer- Sexualidade, Cultura e Educação
Capítulo analisado: Trangressão e o corpo localizado: género, sexo e o professor homossexual (pp: 107;133)
Autor do capítulo analisado: Eric Roffes
Editor Edições Pedagogo

Comentário Crítico

Resumidamente este capítulo analisado refere-se ao percurso deste professor como educador e as dificuldades inerentes ao ter-se assumido homossexual. É também activista na defesa dos direitos homossexuais, apesar de se afirmar em contextos heterossexuais. Considera também que a homossexualidade permite-lhe novas aprendizagens, pois rompe com a família nuclear dominante.

Este capítulo levanta questões de homossexualidade, heterossexualidade e família nuclear dominante,pois o professor é homossexual, apresenta-se com comportamentos heterossexuais e distante do conceito de família normal. Expõe o trabalho do professor homossexual e as suas práticas pedagógicas, ou seja a sua postura na sala de aula tendo em conta a "máscara" que utiliza no dia-a-dia para corresponder apesar da diferença à normalidade na relação professor aluno.
Do ponto de vista da sociedade democrática neste contexto, não permite que o professor se consiga desvincular da sua "máscara", pois as dificuldades inerentes a essa opção seriam maiores e desastrosas para o professor, enquanto pessoa e pedagogo.

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